quarta-feira, 23 de junho de 2010

Rio de Janeiro, 26 de junho de 1968, dia em que ocorreu um dos atos mais importantes contra a ditadura militar instaurada no Brasil. Antes da passeata dos 100.000, já havia ocorrido manifestações estudantis nas ruas, sempre reprimidas pela polícia, com mortes de estudantes e a prisão de mais de 300 pessoas.

Foi permitida, depois de dias sangrentos, uma manifestação marcada para o dia 26 de junho, uma manifestação vigiada por mais de 10 mil policiais e que era composta por estudantes, artistas, religiosos e intelectuais pelas ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro. Além de protestar contra a ditadura, os estudantes protestavam contra a privatização do ensino, na época, já sinalizada pelo governo.

O governo abria caminhos para a instauração do ensino particular pago em todos os níveis, incluindo o superior, e a tendência de cursos pragmáticos com o intuito de somente formar mão-de-obra para as empresas capitalistas, esquecendo a formação de cidadã
os. A política educacional do MEC, naquela época, estava sob influência de técnicos norte-americanos.

A passeata dos 100.000 iniciou às 14 horas, com cerca de 50 mil pessoas, número que dobrou em 1 hora. Depois da passeata, houve uma reunião entre o então presidente Costa e Silva e os universitários Franklin Martins e Marcos Medeiros, na qual foi solicitada a libertação de estudantes presos e o fim da censura.

No mês seguinte, o governo militar proibiu qualquer manifestação pública no país, o que gerou a prisão e mortes de vários estudantes. Em 21 de agosto de 1968, o projeto de lei da anistia aos estudantes foi rejeitado pelo Congresso. A legalização da repressão ocorreu através do AI-5, Ato Institucional nº5, em 13 de dezembro de 1968.

Por Fernando Rebouças

http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/passeata-dos-100-mil/


COMENTÁRIO

A partir de uma breve observação no texto pode-se constar que essa passeata ocorre justo quando a ditadura está mais sólida, mostrando uma organização muito grande dos estudantes contra o governo. Ao nosso ponto de vista fora muito significativo, desmitificando a visão de sociedade brasileira ser acomodada e aceitar tudo que lhe é imposta. Essa manifestação não acabou com a ditadura, mas nos passou uma grande lição: se algo nos incomoda, devemos reclamar e exigir direitos justos para que todos possam exercer sua liberdade. Mesmo não conseguindo atingir os objetivos a curto prazo, podemos ter certeza que a longo prazo eles terão valor muito grande, mesmo que seja só por uma demonstração de coragem.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 ¡viva la revolución, brasil!.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.